Excesso de sono: pode ter relação com algumas doenças

Causas por trás do excesso de sono

Sentir excesso de sono constante é sinal que algo está errado. Pode haver causas médicas, psicológicas e ambientais para se dormir demais. A quantidade de horas necessária de sono varia de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida. Especialistas no assunto recomendam que dormir entre 7 e 9 horas por noite é o ideal para a recuperação do corpo. Se você tem notado que está dormindo demais, atente-se as possíveis causas para esse comportamento.

Excesso de sono

Como definir o excesso de sono

Um dia que foi por demais cansativo, uma noite que ficou acordado até tarde e a chegada do frio são fatores que aumentam a vontade de ficar na cama. E isso é super normal desde que haja um limite. Há indícios que devem ser observados com atenção caso comecem a ocorrer com frequência:

  • Dormir mais que 10 horas;
  • Cochilar com frequência durante o dia;
  • Sentir-se fadigado mesmo tendo dormindo bastante;
  • Dormir para evitar algum confronto emocional.

Quais as possíveis causas para esse transtorno?

Em alguns casos, pode ser simplesmente uma questão de maus hábitos. Se você não mantém uma rotina que inclui alimentação adequada, rotina e descanso de forma regulada, o excesso de sono e cansaço podem aparecer durante o dia.

Problemas da mente também são causadores desse problema. A depressão por exemplo, é uma doença de fundo psicológico capaz de afetar seriamente o corpo físico do paciente. É tradicionalmente conhecida por trazer desânimo, sonolência e fadiga ao cotidiano de quem busca no sono, um escape da realidade em que está inserida.

Outros fatores associados ao excesso de sono têm como causa algum problema de saúde. Doenças autoimunes, hipertireoidismo, anemia, apneia do sono e diabetes são algumas das  doenças mais comuns que apresentam sonolência como um dos sintomas. Problemas renais também tem ligação com o excesso de sono

Consequências do excesso de sono

Quando você passa horas a fio dormindo, as consequências podem vir de imediato ou podem aparecer ao longo do tempo.  Dores de cabeça, dores no corpo e fadiga aparecem logo ao levantar. Se isso tornar-se um hábito, você está propenso a desenvolver doenças cardíacas, aumento de peso e desidratação.

Há tratamento?

O primeiro passo é analisar seus hábitos, analisar em que período você tem apresentando sono em excesso. Transforme maus hábitos em rotinas diárias de exercícios e alimentação, veja se há resultados e continue ao notar melhoras. Saber se a origem é orgânica ou emocional

colchão magnétco

Tagged ,