4 passos para escolher a densidade ideal do seu colchão

Densidade ideal do seu colchão

Dormir nem sempre é sinônimo de descanso. São diversos fatores influenciam diretamente na sua noite de sono e consequentemente na sua disposição para o dia seguinte. Se você está lendo esse artigo, é porque provavelmente está sentindo necessidade de dar mais atenção à um desses fatores, no caso um dos mais relevantes: seu colchão.
Sempre achou que quanto mais alta a densidade mais duro é o colchão? Se a resposta foi sim, melhor você ficar por dentro de algumas informações antes de comprar seu colchão novos!

Densidade ideal do seu colchão

Afinal, o que é a densidade do colchão?

A densidade do colchão é um termo técnico estabelecida pelas normas da ABNT e Inmetro que se refere a quantidade de matéria prima utilizada por metro cúbico. No caso, um colchão de  densidade 33 (D33) precisou de 33 quilos de espuma por metro cúbico. Logo, quanto mais espuma for utilizada na sua fabricação, mais peso esse colchão suportará.

Há diferentes tipos de densidade, das quais nem sempre serão iguais. Isso porque a fabricante pode utilizar tecnologias diferentes em diversos colchões, D29 por exemplo. Portanto, atente-se aos materiais utilizados no produto.

Como escolher a densidade de colchão correta pra mim?

Primeiro Passo: analisar a tabela de Biotipo do INER

Por meio da Tabela de Biotipo do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER), é possível identificar qual a densidade adequada levando em conta seu peso e altura. São analisados peso e altura porque a densidade do colchão é calculada levando em conta um indivíduo deitado.

densidade ideal do seu colchão

Segundo passo: É colchão de casal

Em caso de colchão de casal, onde indivíduos de biótipos diferentes vão utilizar o mesmo colchão, há duas possibilidades (nenhuma delas é fazer a soma dos pesos!): levar em consideração o cônjuge que tem mais peso deixando ambos confortáveis durante o sono, ou personalizando seu colchão com densidades mistas em cada lado. Uma marca que trabalha com colchões sob medida é essa aqui.

Terceiro passo: O colchão é de molas?

O que vai influenciar nessa escolha e limitar peso e altura para o colchão, é o tipo de mola utilizada na confecção. Em sua maioria, as molas aguentam de 1 a 100 quilos em média. As molas ensacadas individualmente são as ideais para colchões de casal pois em sua fabricação as molas não encostam entre si e dessa forma, não balança quando um indivíduo se mexe durante a noite, fator que garante a qualidade do sono de ambos.

Quarto passo: valor e preço

O mercado está repleto de opções dos mais variados materiais, estilos e preços. Por mais que o fator preço para a maioria dos consumidores seja de grande importância, coloque na balança as outras características do produto. Até porque sua saúde também está em jogo!

Conclusão

Escolher o colchão correto não é como comprar uma peça de roupa, mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Dê a importância necessária na hora de escolher seu colchão, como falamos lá no início, ele é um dos principais fatores que influenciam diretamente na sua noite de sono e por consequência no seu bem estar.
Agora que você já conhece algumas partes técnicas importantes na hora escolha da densidade do seu colchão, vá preparado, converse com o vendedor e esteja ciente do que você está levando pra casa. Lembre-se que este será um longo relacionamento!

colchão magnétco

Tagged ,